quarta-feira, 4 de março de 2009

Entrevista exclusiva a Pedro Grancha!



Pela primeira vez na ainda curta vida do blog Galáxia-F1, temos uma entrevista exclusiva e com um piloto bem famoso em Portugal e no estrangeiro, o convidado foi Pedro Grancha, piloto do CPTT(Campeonato Português de Todo-o-Terreno), para quem não sabe Pedro Grancha actualmente tem a seu dispor uma Nissan Navara OffRoad preparada pela Nissan de Africa do Sul, o veiculo é igual ao usado no ano passado por Boris Gadasin.

Pedro Grancha iniciou a sua carreira desportiva como piloto de motociclismo amador na modalidade de Enduro e Todo-o-Terreno de 1989 até 1999 com resultados habitualmente nos 10 primeiros com destaque para o 3º lugar no campeonato nacional de Todo-o-Terreno em 1993 na classe 250cc.
Desde o inicio da sua carreira como piloto de Todo-o-Terreno Auto, na época de 2001, Pedro Grancha colou-se por diversas vezes em lugares de destaque que culminaram com a vitória, em 2006, do campeonato Nacional de Todo o Terreno.


1 – Olá Pedro, é um prazer entrevistar um piloto como tu. Queres explicar como começou a tua paixão pelo Todo-o-Terreno?

Esta paixão começou de pequeno nalguns passeios fora de estrada de moto que fazia com amigos.

2 – O que te fez mudar das motos para os automóveis?

Depois de competir mais de 10 anos em motos em enduro e todo o terreno e porque, quer a idade quer a vida profissional já não permitia os treinos e a forma fisica necessárias para poder continuar a competir resolvi tentar a experiencia no TT automóvel.

Qual foi o teu primeiro carro no Todo-o-Terreno?

A 1ª experiência foi em 2000 numa Nissan Pick Up já bastante antiga na qual já o Carlos Sousa tinha corrido há uns anos.

4 – Qual o carro de Todo-o-Terreno que mais gostaste de guiar?

Sem dúvida o actual Nissan que utilizo.

5 – Qual o piloto que mais gostas de defrontar? E quem é o teu maior rival?

Em termos de rivais não tenho qualquer preferencia mas não escondo que gosto de defrontar os melhores pilotos do TT quer nacionais quer estrangeiros.

6 – Qual o momento que mais te marcou na tua carreira?

Foi a minha conquista do título nacional absoluto em 2006.

7 – Tens algum ídolo? Se sim qual é?

Não tenho idolos mas tenho alguns pilotos de referência como o Colin McRae, Ayrton Senna ou Carlos Sainz.

8 – Falando do CPTT, achas que com os BMW X3 CC e com o Racing Lancer, este é um dos melhores Campeonato Português de Todo-o-Terreno de todos os tempos?

Sem duvida que na frente temos um dos mais competitivos campeonatos dos ultimos anos no qual se defrontam alguns dos nossos melhores pilotos nacionais e com carros de topo.Infelizmente na 2ª linha existe uma menor competitividade e uma redução do nº de participantes o que não é bom para a modalidade.

9 – Quais os teus objectivos para esta época?

Os meus objectivos passam por conseguir a melhor classificação possivel no Campeonato tentando obter podiums e dar alguma luta aos 3 maiores candidatos ao título.

10 – Tendo em conta que os pilotos que ficaram no pódio no Ervideira Rally TT são pilotos com o motor diesel, achas que seria importante adquirir um bom carro com motor diesel?

Considero os BMWs e o Lancer carros mais evoluidos tecnicamente e mais talhados para as nossas provas que o meu Nissan sobretudo pela disponibilidade de binário dos motores diesel que se revela fundamental para as nossas provas muito técnicas e sinuosas.

11 – Falando do Dakar, apesar de não teres participado o que achas deste Dakar Sul Americano?

Penso que foi uma prova interessante que atravessou 2 paises com paisagens fantásticas e com uma grande adesão do publico.Em termos de escolha de percurso julgo que houve algumas falhas pelo que ouvi da boca de alguns participantes. Parece-me que o original Dakar em Africa continha um maior desafio para os participantes pois ao não ter tanto publico nas etapas os participantes estão mais entregues a si proprios e sem meios externos para resolver problemas.

12 – Fazes intenções de participar no próximo Dakar?

Gostaria e vou tentar reunir condições para participar. Infelizmente a actual crise não nos permite estar muito optimistas.

13 – Qual o factor que te atrai numa prova tão dura como é o Dakar?

O desafio de chegar ao fim numa prova muito dura e competitiva e na qual defrontamos os melhores pilotos e carros TT do mundo.

14 – Na tua participação no Dakar qual o momento que foi mais marcante?

A mais marcante foi pela negativa quando fomos obrigados a desistir com um problema que conseguimos resolver mas infelizmente não a tempo de chegarmos ao controle a tempo!

15 – Acompanhas alguma outra do desporto motorizado?

Acompanho algumas competições de motos.

16 – O Todo-o-Terreno está de luto com a morte de José Megre, para ti para além de José Megre ter sido criador do actual Transibérico e Baja Portalegre 500 o que significava o José Megre?

Foi em primeiro lugar um amigo. A sua dedicação ao TT quer através das suas participações em provas como o Dakar nos primeiros anos quer na organização de provas que vieram a obter um estatuto internacional foram a grande contribuição para o desenvolvimento da modalidade em Portugal e do aparecimento de inumeros pilotos de grande qualidade. O nivel que o Todo o Terreno tem em Portugal deve-se em grande parte ao José Megre.

Agradecimentos ao blogue www.galaxia-f1.blogspot.com por me ter cedido a entrevista.






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